Solicite um Orçamento

Sobre o Cetea

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, assistência tecnológica e prestação de serviços, contando com uma equipe de profissionais e uma estrutura de laboratórios que permite uma avaliação global dos sistemas de embalagens, desde a concepção de uma embalagem com menor impacto ambiental, sua aprovação segundo requisitos das legislações vigentes, até a avaliação do seu desempenho na cadeia de produção e distribuição.

Seus principais objetivos são:

  • Dar atendimento personalizado às demandas e necessidades específicas dos setores produtor e usuário e apoiar a modernização dos sistemas de embalagem;
  • Orientar a oferta de serviços de forma a agregar valor ao mercado de embalagem, visando demandas internas e de exportação;
  • Ser percebido como um Centro neutro, que oferece soluções completas, serviços diferenciados e credenciados, com garantia de continuidade;
  • Reforçar a parceria com o setor privado, preservando o conceito de modelo associativo;
  • Oferecer serviços contínuos de formação e treinamento de profissionais da indústria usuária e produtora de embalagem e seus insumos.

Próximos eventos

  • 13 e 14 de agosto de 2024
    Curso Presencial - Embalagens Celulósicas: Propriedades Mecânicas e Regulamentos da Anvisa sobre Contato com Alimentos
  • 26 a 30 de agosto de 2024
    Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes - BPCS Training
  • 16 a 18 de setembro de 2024
    Curso Híbrido - Embalagens plásticas: materiais e propriedades

Missão

Contribuir para o aumento da competitividade dos setores produtivos por meio da atividade de PD&I e de assessoria tecnológica especializada, visando a melhoria contínua dos sistemas de embalagem, com benefício para a sociedade.

Visão

Ser reconhecido como referencial de excelência tecnológica, pela produção técnico-científica, qualidade dos serviços prestados aos clientes, seus valores organizacionais e benefícios gerados à sociedade.

Valores

- Competência
Manter as competências necessárias aos talentos humanos, investindo continuamente na capacitação e na atualização técnico-científica dos seus conhecimentos.

- Comprometimento
Promover o comprometimento de todos por meio do trabalho em equipe, participação nas decisões e desenvolvimento das pessoas da força de trabalho.

- Dinamismo
Atuar com dinamismo e pró-atividade na obtenção dos recursos necessários ao desenvolvimento da instituição.

- Ética
Agir de forma ética, atuando com isenção e confidencialidade, respeitando os anseios dos indivíduos e da sociedade e preservando o meio ambiente.

- Pessoas
Valorizar a empatia e o engajamento e promover o reconhecimento dos colaboradores, visando o bom relacionamento e a satisfação de todos no ambiente de trabalho.

- Qualidade
Assegurar que as atividades da instituição sejam conduzidas em conformidade com o Sistema da Qualidade, satisfazendo as necessidades dos clientes e buscando continuamente a melhoria do seu desempenho.

- Reputação
Manter a boa reputação e a imagem de excelência do Ital, procurando agir com profissionalismo e oferecendo sempre a melhor solução para o cliente.

Histórico

Prêmios

  • 2017

    Homenagem do Instituto Mauá em agradecimento o inestimável apoio dado ao curso de Pós Graduação em Engenharia de Embalagem, desde o início das atividades, há 20 anos.

  • 2015

    Top Contribuição para o Setor - Prêmio PPR Plásticos em Revista 2015, homenageia o CETEA pelas ações de pesquisa e desenvolvimento de embalagens plásticas.

  • 2013

    Homenagem em agradecimento pela consultoria técnica na 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta – Walmart Brasil. (Anna Lúcia Mourad, Eloisa Elena Corrêa Garcia, Jozeti Barbutti Gatti, Leda Coltro e Sandra Balan Mendoza Jaime)

  • 2011

    Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira – Especial Personalidade do Ano (Eloisa Garcia)
    Homenagem da ABIPET em reconhecimento ao relevante histórico de atividades em prol da indústria do PET e decisiva atuação para a evolução da reciclagem do PET no Brasil.
    Homenagem em agradecimento pela consultoria técnica na 2ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta – Walmart Brasil. (Anna Lúcia Mourad, Eloisa Elena Corrêa Garcia, Jozeti Barbutti Gatti, Leda Coltro e Sandra Balan Mendoza Jaime)

  • 2009

    Troféu Roberto Hiraishi aos Melhores do Ano, do Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews, na categoria Profissional (Eloísa Garcia)

    Prêmio de Melhor Fornecedor recebido da empresa Walmart Brasil da área de Assuntos Corporativos

  • 2006

    Prêmio SBCTA-PR de Incentivo à Pesquisa (Marisa Padula)

  • 2001

    Troféu Institucional do Ano, concedido pela Revista Embanews

  • 1996

    Prêmio Joon S. Moon – "Distinguished international alumni award", da Universidade Estadual de Michigan (MSU) (Luis Madi)
    Personalidade do Ano, 5ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem (Luis Madi)

  • 2016

    Agradecimento ABRE pela parceria na realização da cartilha: Embalagem e sustentabilidade: desafios e orientação no contexto da economia circular.

  • 2014

    Reconhecimento ao Ital/CETEA como instituição parceira da equipe DuPont, no Projeto: "Smarter Packaging to Feed the World", que recebeu o Prêmio de Excelência em Crescimento Sustentável, em janeiro de 2014.

  • 2012

    Homenagem da Food Design, pelo profissionalismo e espírito colaborativo da Equipe CETEA.

  • 2010

    Prêmio Pau Brasil da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP (Anna Lúcia Mourad)

  • 2007

    Melhor trabalho apresentado na categoria estudo de caso, no evento CILCA da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (Leda Coltro e Anna Lúcia Mourad)
    Melhor pôster da área de alimentos – XVI Reunión Nacional de La Sociedad Española de Química Analítica (Marisa Padula)

  • 2005

    Melhor trabalho apresentado na categoria pôster no 22th IAPRI Symposium (Anna Lúcia Mourad)

  • 2000

    Premiação Nacional de Equipes – EMBRAPA – categoria Qualidade Técnica (Claire I. G. L.
    Sarantópoulos e Léa Mariza de Oliveira)
    Melhor trabalho apresentado na categoria pôster no 20th IAPRI Symposium (Léa Mariza de Oliveira e
    Maurício Rossi Bordin)
    Melhores trabalhos no XVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, setembro (Claire I. G. L. Sarantópoulos)

  • 1995

    Melhor trabalho sobre aplicação e uso final no V Seminário de Tecnologia da Indústria do Alumínio
    (Léa Mariza de Oliveira e Rosa Alves)

Mapa de Atuação

Acreditação e Certificação

ABNT NBR ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade do Ital é certificado na norma NBR ISO 9001 desde 1998.

CERTIFICADO ISO 9001

ABNT NBR ISO/IEC 17025

Os laboratórios do Cetea realizam ensaios acreditados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) desde maio de 2007 (CRL 0259).

A situação atual da acreditação deve ser verificada no link http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=Ital%2FCetea

CERTIFICADO ISO IEC/17025 ESCOPO ISO IEC/17025

REBLAS E ANVISA

O Ital pertence à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está credenciado como laboratório oficial para realização de análises fiscais e monitoramento.

HABILITAÇÃO REBLAS CREDENCIAMENTO ANVISA

ISTA

O Cetea é reconhecido pela International Safe Transit Association (ISTA) como o único laboratório no Brasil a realizar ensaios de vibração, queda e compressão na área de transporte, certificado pelo nº ID:ST-2393.

A ISTA é uma associação internacional sediada na cidade de East Lansing, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Seus procedimentos são requisitos cada vez mais exigidos pelo comércio internacional, por parte dos importadores. Com essa habilitação, o Cetea pôde aumentar sua contribuição à promoção da exportação de produtos brasileiros.

CERTIFICADO ISTA

Apoio à Normalização Brasileira

Desde a sua consolidação no início dos anos 80, o Cetea sempre teve uma expressiva participação em comissões de estudo para elaboração e revisão de normas técnicas ligadas à área de embalagens. As discussões técnico-científicas permitem a elaboração de normas, metodologias e requisitos mínimos adequados para garantir a qualidade e a segurança do consumidor e do meio ambiente.

ABNT/CB-23 - Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento
ABNT/CB-28 - Comitê Brasileiro de Siderurgia
ABNT/CB-29 - Comitê Brasileiro de Celulose e Papel ABNT
ABNT/CB-35 - Comitê Brasileiro do Alumínio
ABNT/CB-38 - Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental
ABNT/ONS-51 - Organismo e Normalização Setorial - Embalagem e Acondicionamento de Plásticos
ABNT/CEE-190 – Comissão de Estudo Especial de Utensílios de Vidro
Grupo de Trabalho - Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos
Câmara Técnica de Alimentos - Agência Nacional de Vigilância Sanitária “ANVISA”.


Software DiGE

Com foco no Dimensionamento Geométrico de Embalagem, o software DiGE permite a redução do consumo de materiais desnecessários à função da embalagem e otimiza o uso dos espaços no armazenamento e transporte, com consequente redução de custos de produção e aumento da competitividade das empresas na área de transporte e distribuição. Totalmente desenvolvido pela equipe do Cetea e adotado por cerca de 100 empresas produtoras e usuárias de diversos tipos de materiais, o DiGE possibilita ainda a especificação da qualidade do papelão necessária ao bom desempenho.

Instruções de uso Experimente o DiGE Compre o DiGE

Como Chegar

Av. Cônego Antônio Rocato, 140 | Av. Brasil, 2880
Jd. Chapadão - Campinas - SP – CEP 13070-178

(19) 3743-1900