19/01/2018

ITAL auxilia Tribunal de Contas do Município de São Paulo na avaliação de compras de alimentos para merenda escolar

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), foi contratado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) com o objetivo de avaliar se as compras de alimentos destinados à merenda escolar da cidade de São Paulo seguiram as especificações técnicas definidas nos editais de aquisição.

Serão verificadas as conformidades dos produtos servidos aos estudantes com as especificações técnicas dos contratos firmados entre a prefeitura e as empresas fornecedoras dos alimentos.

Este trabalho está sendo desenvolvido em conjunto por três unidades técnicas do ITAL: Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) e Centro de Tecnologia de Laticínios (TECNOLAT). As primeiras amostras de carnes (frango e peixe), leite em pó e feijão foram coletadas em novembro do ano passado.

O ITAL comemora essa conquista. “É uma satisfação quando podemos contribuir para a qualidade da alimentação nas escolas públicas e também a correta aplicação de recursos públicos. Nosso trabalho é voltado para a sociedade e este tema é de total interesse público no Estado de São Paulo”, declara Eduardo Vicente, Pesquisador do Instituto. 

A escolha do ITAL foi feita por reconhecida capacitação técnica e imparcialidade, além de ser um agente público atendendo aos interesses públicos. “Nosso Instituto é referência em análise de alimentos, trabalhamos com tecnologia de ponta, temos uma equipe técnica excelente e está dentro da nossa missão atender e garantir alimentos de qualidade para a sociedade”, confirma Luis Madi, Diretor Geral do ITAL.