18/05/2018

ITAL coordena 12º Workshop de Bioeconomia e Seminário Agropolo Campinas-Brasil

O 12º Workshop em Bioeconomia Agropolo Campinas-Brasil coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) será realizado em  28 e 29 maio. O evento ocorrerá no auditório do ITAL, em Campinas e tem como tema “Tecnologias para Processamento de Alimentos & Bebidas: Inovação, Empreendedorismo e Saúde Pública”. Os maiores especialistas e profissionais das áreas de alimentos e nutrição estarão presentes para reorganizar as errôneas tentativas de classificação dos alimentos processados. 

O Diretor Geral do ITAL, Luis Madi conta “O objetivo do evento é mostrar para o setor de alimentos a importância da organização sobre o conceito de ultraprocessados que se criou de uma forma inconsistente no Brasil”. Para isso, além de especialistas brasileiros, foram convidados palestrantes internacionais para que contem suas experiências.  O evento será dividido em quatro sessões: o processamento de alimentos, a desmistificação da nomenclatura de ultraprocessados, a inovação e transferência de tecnologia na indústria de alimentos e o empreendedorismo, os temas serão apresentados em palestras e debatidos.

Entre os convidados internacionais, está Michael Gibney, professor de Alimento e Saúde, da Universidade de Dublin. Gibney vai apresentar seus conhecimentos no 12º Workshop de Bioeconomia e no Seminário Agropolo Campinas-Brasil que será a extensão do workshop, em 30 de maio. O professor irá ministrar palestras com o objetivo de instigar as perspectivas críticas dos profissionais da área de alimentos sobre o conceito de ultraprocessados. 

A diretora geral do Food Drink Europe, Mella Frewen também estará presente nos dois encontros. Mella vai dividir com detalhes suas experiências no mercado de alimentos europeu; o projeto que ela lidera tem o objetivo de ajudar as empresas de alimentos e bebidas a suprirem as necessidades da sociedade. Além disso, o Food Drink Europe é referência sobre todas as questõs que afetam o setor de alimentos e bebidas na Europa.

Jairo Romero, presidente da Associação Latino-americana e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Alaccta) também foi convidado a participar do debate no workshop; e no seminário, ministrando a palestra “A ciência como base das regulamentações dos alimentos e bebidas”. O Seminário Agropolo Campinas-Brasil será na Fiesp, um dia após o 12º Workshop de Bioeconomia e terá como tema “Alimentos Processados & Saúde Pública”. O foco do seminário também é inteirar os profissionais com o conceito do termo de alimentos ultraprocessados, no evento serão elencadas as diretrizes para o posicionamento estratégico da indústria de alimentos e bebidas no Brasil. Para mais informações e realização das inscrições, acesse: http://www.ital.sp.gov.br/.