15/05/2019

Notícias Agrícolas: Agrishow 2019: Ital abordará qualidade da bebida de café

Por meio de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) desempenha importante papel na qualidade, segurança e inovação do café e seus produtos e levará aos visitantes da Agrishow, na próxima semana, a oportunidade de experimentar e entender a diferença entre a bebida de café tradicional, gourmet e superior, além de conhecer os principais tipos de embalagem.

A avaliação sensorial, que ocorrerá ao longo do primeiro dia no espaço Café São Paulo, tem por objetivo fazer com que o participante aprecie as sensações gustativas decorrente da natureza do café e da tecnologia empregada na sua produção, como classificação do grão, blends e torra. A ação levará em consideração nove atributos, conforme legislação do Estado de São Paulo, estudada e estabelecida com a participação do Ital e entidades e produtores de café.

Ao longo de todos os dias do evento, os visitantes poderão ainda tirar dúvidas sobre outras atividades desenvolvidas pelo Ital, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Além da avaliação do perfil descritivo da bebida e testes com consumidores, o Ital realiza ensaios químicos para atendimento dos padrões mínimos de qualidade para café torrado (em grão e moído), análises de controle de qualidade (determinação de sujidades e de impurezas e identificação histológica), pesquisas relacionadas a fungos e toxinas em café e em parceria com instituições como Instituto Agronômico (IAC), Embrapa Café e CNPq.

Acesse e confira: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/234149-agrishow-2019-ital-abordara-qualidade-da-bebida-de-cafe-ital.html#.XNwGw45KjIW